Política Últimas Notícias

Papa Francisco: "Há Posturas Ideológicas que Acabam Gerando Monstros"

Em uma extensa entrevista, o Papa Francisco classificou como “criminosos” e “suicídio programado” os ajustes na educação, afirmando que isso ocorre em países “um pouco ditatoriais, seja com ditaduras confessas ou ditaduras encobertas”.

Por Comando da Notícia

20/12/2024 às 22:22:52 - Atualizado há
Foto: Gazeta Brasil

Em uma extensa entrevista, o Papa Francisco classificou como “criminosos” e “suicídio programado” os ajustes na educação, afirmando que isso ocorre em países “um pouco ditatoriais, seja com ditaduras confessas ou ditaduras encobertas”.

Convocação aos Argentinos

O Papa convocou os argentinos a “se defenderem das ideologias e não se deixarem enganar”, defendendo a doutrina social da Igreja e alertando: “Há posturas ideológicas que acabam gerando monstros”.

“O cristianismo não é uma ideologia, é uma vivência. É uma vivência que vai crescendo pelo caminho que Deus dá a cada um. Os jovens que trabalham solidariamente compartilham uma vivência que os compromete na vida. Quando você vê jovens que pertencem a essas organizações mais ideológicas do que cristãs, são pequenos monstrinhos apegados à ideia”, acrescentou em diálogo com a jornalista Bernarda Llorente para o Canal Orbe 21.

Críticas aos Programas Econômicos

O Papa também criticou os programas econômicos de ajuste na educação e cultura, como o implementado pelo governo libertário de Javier Milei, e afirmou: “É um suicídio programado de um país. Não se pode fazer ajuste no desenvolvimento educativo de um país, é criminoso”.

Nesse sentido, ele afirmou que fica “feliz” quando os jovens se opõem a esse tipo de medida. “Eles percebem e se opõem, fazem barulho, reclamam. Porque a educação é um alimento. É o mesmo que tirar a comida das pessoas. É o alimento da alma, da mente, do espírito”, indicou.

“Às vezes, em países um pouco ditatoriais, seja com ditaduras confessas ou ditaduras encobertas, a educação é uma das principais vítimas. Ou a tornam ideológica para mudar a cabeça, ou a vão podando lentamente, no caso liberal, e somente os filhos dos ricos podem ter acesso a uma educação superior”, acrescentou.

Importância da Educação

O Papa completou: “Em nossa pátria, a história da educação é muito bonita e sempre nosso povo teve a percepção, o sentimento, de que a educação é uma das coisas que não se tocam. (…) A universidade também é fundamental, porque o povo precisa formar a cabeça com uma grande cultura universitária”.

Guerras e Conflitos Mundiais

Em outros trechos da entrevista, Francisco também abordou temas chave da atualidade global e destacou que o diálogo é a ferramenta indispensável para a paz. Assim, criticou a hipocrisia das potências mundiais que organizam conferências de paz enquanto financiam a indústria armamentista.

“Me preocupa que os inúmeros chamados à paz das organizações internacionais entrem por um ouvido e saiam pelo outro. Há também uma hipocrisia de base: falamos de paz, mas armamos a guerra. Não sei se já disse isso alguma vez, mas um dos maiores rendimentos dos investimentos na Europa são as fábricas de armas. Então, organizamos conferências e encontros de paz, mas continuamos fabricando armas para matar”, afirmou.

Alerta Sobre Autodestruição

E alertou: “Vejo uma tendência universal à autodestruição pela guerra. Em uma época onde o progresso científico e mecânico é tão grande, e quando se vê essa tendência à autodestruição e a destruir o outro, me vem à mente a Torre de Babel. Se este grande universo que fabricamos não terminará sendo uma Torre de Babel, não sei. Mas são apenas ideias que me vêm”.

Outras Declarações do Papa Francisco

Negacionismo e Discursos de Ódio: “O negacionismo é sempre venenoso. Quando alguém nega uma realidade, uma história, uma situação concreta, está se prejudicando. Uma situação histórica não resolvida a tempo é repetitiva de erros anteriores, é uma ameaça. O negacionismo é suicida. Somente a realidade vai te ajudar a encontrar uma saída para os conflitos”.

“O perigo é quando alguma religião se transforma em algo como política de Estado, então o religioso está unido ao político, isso não ajuda”.

Aproximação com os Jovens e o Dinheiro: “Não se pode ajudar um jovem sem proximidade. A proximidade humana é o diálogo, é ouvir, ouvir muito. E nas respostas, dar alternativas criativas, porque o jovem precisa ser criativo. Se não, é um tolo. Se um jovem não é criativo na amizade, na vida social, no amor ao namorar, se não é criativo em todas essas coisas, é um tolo coitado. Ajudá-los na vida a serem criativos e a fazerem algo”.

“O dinheiro te corrompe se você não souber usá-lo bem. Se não estiver comprometido com algo para usá-lo bem. (…) Se você ganha bem e usa bem, isso te engrandece. A pessoa generosa, que sempre busca ajudar os outros, tem um coração grande”.

Inteligência Artificial: “Me preocupa mais a inteligência natural porque há cada burro solto… A Inteligência Artificial é um desafio: ou assumimos ou as formigas nos comem. Temos que assumi-la com critérios humanos. O que eu disse no G7 vai nessa linha, é um desafio de hoje. Não podemos nos desumanizar diante da inteligência artificial, mas temos que dialogar humanamente com uma inteligência artificial capaz de dialogar humanamente. Temos que fazer isso”.

Mensagem aos Argentinos: “Ao grande povo argentino, saúde! Que continuem lutando, que se defendam das ideologias e não se deixem enganar, que lutem por seus direitos”.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo