A paixão pelo futebol vai muito além das quatro linhas e de um simples gol.
A paixão pelo futebol vai muito além das quatro linhas e de um simples gol. O design das camisas das equipes mantém os fãs ansiosos no início de cada temporada. Muitas dessas camisas ficam gravadas na memória por títulos conquistados, beleza ou por um design inovador. Nesse contexto, o site especializado Classic Football Shirts elaborou um ranking das dez melhores camisas do ano de 2024, destacando a presença da camisa comemorativa da seleção argentina.
Apesar de a camisa da seleção argentina ter conquistado o segundo lugar, a camisa reserva da seleção colombiana foi eleita a "Camisa do Ano". "Uma obra-prima moderna", destacou a Classic Football Shirts em suas redes sociais. A camisa celebra os 100 anos da seleção colombiana, com uma faixa no peito com as cores da bandeira nacional.
A camisa da seleção argentina que ficou em segundo lugar foi usada na vitória por 1 a 0 contra o Peru na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. "É uma das camisas mais icônicas de todos os tempos. O design inspirado no estilo retrô mostra as distintivas listras celestes e brancas, completadas com um escudo nacional dos anos 70 e o logo Trefoil. O elegante colarinho em 'V' eleva ainda mais o visual limpo. Esplêndido", ressaltou a resenha do site.
O terceiro lugar ficou com o Milan, com sua camisa comemorativa de 125 anos. O clube disponibilizou 1899 (ano de sua fundação) unidades à venda, uma estratégia de marketing que encantou todos os colecionadores.
Na quarta posição ficou a Juventus, com uma camisa inspirada no céu noturno e no reflexo da lua, criando uma base azul marinho com acentos dourados, remetendo aos anos 80 do clube. O Versailles, da terceira divisão francesa, criou uma camisa considerada "magnífica", inspirada nas portas douradas do Palácio de Versalhes e no Rei Luís XIV.
Os clubes brasileiros Vasco da Gama (6º) e Botafogo (7º) foram os únicos com camisas titulares escolhidas. O Vasco homenageou Carlos Roberto de Oliveira, maior artilheiro e jogador com mais partidas pelo clube, falecido no ano passado. Já o Botafogo, campeão da Copa Libertadores, destacou-se pelo "enfoque na confecção, resultando em um estilo extremamente elegante, com as clássicas listras em preto e branco".
A oitava posição ficou com o Bologna, da Itália, com uma camisa usada apenas na UEFA Champions League. Em seguida, a terceira camisa do Bayern de Munique, que sempre rememora um design antigo, focou nos últimos anos da década de 60 e início dos 70. O Olympique de Marselha fechou o top ten com uma camisa de aniversário de 125 anos da instituição.