Política Últimas Notícias

Milhares de turistas e moradores sofrem com forte surto de viroses no Litoral Sul Paulista

Durante as festividades de Natal e Ano Novo, cidades do litoral sul de São Paulo, como Guarujá, Santos e Praia Grande, enfrentaram um aumento expressivo de casos de viroses, com sintomas como vômito, diarreia e mal-estar.

Por Comando da Notícia

04/01/2025 às 01:34:06 - Atualizado há
Foto: Gazeta Brasil

Durante as festividades de Natal e Ano Novo, cidades do litoral sul de São Paulo, como Guarujá, Santos e Praia Grande, enfrentaram um aumento expressivo de casos de viroses, com sintomas como vômito, diarreia e mal-estar. A situação, que preocupa turistas e moradores, levou o governo do estado de São Paulo a emitir, nesta sexta-feira (3), uma nota orientando os municípios a intensificar ações preventivas e o monitoramento de possíveis patógenos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o aumento de casos de gastroenterocolites, comuns em períodos de altas temperaturas e grande fluxo de turistas, é causado por enterovírus, como rotavírus e norovírus, além de bactérias. As autoridades recomendam que a população redobre a atenção ao consumir alimentos e frequentar apenas praias classificadas como próprias para banho.

No Guarujá, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou equipes de médicos e enfermeiros nas unidades de atendimento, reduzindo o tempo de espera em locais como o PAM Rodoviária e a UPA Enseada. A cidade também ampliou o horário das unidades de saúde da família e notificou a Sabesp sobre possíveis vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada, uma possível causa do aumento de casos. A companhia de saneamento informou, no entanto, que a qualidade da água fornecida na Baixada Santista está dentro dos padrões e sob monitoramento.

Além disso, amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para identificar a origem dos casos de gastroenterocolite aguda.

Praia Grande, que recebeu cerca de 2 milhões de turistas durante a virada do ano, relatou aumento na frequência de atendimentos relacionados a viroses nas unidades de saúde, embora a situação não seja considerada um surto. Já em Santos, a secretaria de Saúde destacou os riscos relacionados à aglomeração, consumo de alimentos de procedência desconhecida e enchentes. A cidade registrou 2.264 atendimentos em dezembro e já soma 273 casos nos primeiros dias de janeiro.

Casos Registrados nas Cidades

  • Bertioga: 300 casos de virose registrados no Hospital Municipal.
  • Cubatão: 184 atendimentos em janeiro.
  • Guarujá: 2.064 atendimentos nas unidades de Pronto Atendimento.
  • Itanhaém: 790 casos registrados.
  • Mongaguá: Aumento de 10% no Pronto-Socorro Central e 15% no Hospital da cidade.
  • Peruíbe: Administração municipal não informou a quantidade de notificações.
  • Praia Grande: Maior frequência de atendimentos de pacientes com virose, sem cenário de surto.
  • Santos: 2.264 atendimentos nas três UPAs em dezembro. Nos primeiros dias do ano, já foram 273.
  • São Vicente: 1.754 casos registrados.

Em Bertioga, o Hospital Municipal atendeu 300 casos de virose. Cubatão registrou 184 atendimentos em janeiro, enquanto Itanhaém contabilizou 790 casos. Mongaguá observou aumentos de 10% no Pronto-Socorro Central e 15% no hospital local. São Vicente, com 1.754 atendimentos em dezembro, manteve um fluxo elevado em janeiro.

Por outro lado, Peruíbe informou não ter registrado aumento significativo, e Praia Grande optou por não contabilizar os atendimentos, afirmando que o cenário não configura surto.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo