Na madrugada desta quarta-feira (08), a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu em flagrante seis homens com uniformes falsificados da Light, que estavam roubando cabos subterrâneos no Centro do Rio de Janeiro.
Na madrugada desta quarta-feira (08), a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu em flagrante seis homens com uniformes falsificados da Light, que estavam roubando cabos subterrâneos no Centro do Rio de Janeiro. A ação foi parte da Operação Torniquete, que visa combater roubos no estado.
A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) monitorava a quadrilha há meses e preparou um cerco na manhã desta quarta. Durante a abordagem, um dos criminosos foi flagrado emergindo de um bueiro com os cabos furtados minutos antes. A especializada destacou a audácia do grupo, que usava uniformes falsos da Light, veículos disfarçados com logomarcas da empresa e até apresentava ordens de serviço fraudulentas para evitar suspeitas.
Nos veículos da quadrilha, a polícia encontrou toneladas de fios de cobre, material exclusivo da concessionária. Além disso, a DDSD revelou que um policial militar estava envolvido no esquema, atuando como segurança do grupo para garantir uma falsa legitimidade às ações criminosas. Segundo a especializada, a presença do agente foi crucial para manter a aparência de legalidade.
A operação também revelou que um dos presos já estava respondendo em liberdade por crimes semelhantes. A Light informou que os cabos furtados eram responsáveis por alimentar pontos estratégicos da cidade, como o Tribunal de Justiça e hospitais.
Os seis presos, incluindo o policial militar, foram autuados por furto qualificado e associação criminosa. As investigações seguem para identificar os compradores do material furtado e outros membros da organização criminosa.