Política Capa Tag

Alexandre de Moraes: "Populismo digital extremista" não foi derrotado

Nesta quarta-feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fez um discurso marcando os dois anos dos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

Por Comando da Notícia

08/01/2025 às 15:49:08 - Atualizado há
Foto: BOL - UOL

Nesta quarta-feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fez um discurso marcando os dois anos dos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Durante o evento, Moraes disse que o “populismo digital extremista” não foi derrotado, conforme muitos acreditavam, e que os atos daquele dia demonstraram a persistência desse movimento.

O ministro relembrou os acontecimentos que antecederam a invasão, como os acampamentos em frente aos quartéis e o bloqueio de rodovias após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022. Para Moraes, essas manifestações foram amplificadas e impulsionadas por perfis nas redes sociais. Ele ainda ressaltou que os manifestantes receberam apoio de grupos extremistas da internet.

“Todos nós achávamos que o golpismo, esse novo populismo digital extremista, tinha se dado por vencido. E nós erramos. Porque não estava vencido, e não está vencido. Não estava vencido e no 8 de janeiro isso foi demonstrado”, afirmou o ministro.

Moraes também afirmou que os eventos de 8 de janeiro não configuraram uma manifestação democrática, mas uma tentativa de golpe. Segundo ele, os golpistas, por meio da impunidade e da “loucura total das redes sociais”, filmaram suas próprias ações criminosas e até convocaram outros a participar do movimento.

“Não houve uma manifestação livre, não houve uma manifestação democrática. Houve uma tentativa de golpe, uma tentativa de golpe filmada pelos próprios golpistas. O sentimento de impunidade e a loucura total das redes sociais fez com que os próprios criminosos se filmassem praticando os crimes e postassem convocando novos criminosos a aderirem à tentativa de golpe”, declarou Moraes.

Ao fazer um balanço das ações judiciais decorrentes dos atos de 8 de janeiro, o ministro destacou que o Brasil demonstrou que a Constituição Federal oferece os mecanismos necessários para combater golpistas e criminosos. Em dois anos de investigações, o STF já condenou 371 pessoas envolvidas na invasão e destruição das sedes do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. Essas ações causaram um prejuízo superior a R$ 26 milhões.

As penas para os condenados variam de três a 17 anos de prisão, e 70 pessoas já cumprem suas penas de forma definitiva, sem possibilidade de apelação.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo