Política Destaques

Apple Alerta Usuários sobre Malware que Rouba Dados Pessoais

Estima-se que cerca de 100 milhões de usuários da Apple estejam em risco de cair vítimas de malware.

Por Comando da Notícia

12/01/2025 às 18:20:24 - Atualizado há
Foto: Forbes Brasil

Estima-se que cerca de 100 milhões de usuários da Apple estejam em risco de cair vítimas de malware. A empresa de segurança cibernética Check Point emitiu um alerta urgente aos milhões de usuários de Mac ao redor do mundo, que podem ser alvos de atores maliciosos que conseguem evadir os sistemas antivírus embutidos nos dispositivos.

Desenvolvimento do Malware

De acordo com a empresa, cibercriminosos desenvolveram um malware, apelidado de “Banshee macOS Stealer”, que rouba credenciais e outros dados sensíveis secretamente enquanto opera de forma indetectável por meses. O malware surgiu pela primeira vez no ano passado, em fóruns subterrâneos, e foi descrito como um “stealer-as-a-service” disponível para compra por apenas 3.000 dólares. Com ele, cibercriminosos podem atacar usuários de Mac através de sites de phishing que se passam por empresas de software populares, como Chrome e Telegram, relatou a empresa.

Modificação e Detecção

No outono, descobriu-se que o “Banshee macOS Stealer” foi modificado por desenvolvedores usando código “roubado” do XProtect da Apple, um sistema antivírus embutido em dispositivos Mac, o que permitiu que o malware ficasse indetectável nos computadores dos usuários.

“Este malware furtivo não apenas infiltra; ele opera de forma indetectável, se misturando perfeitamente com os processos normais do sistema enquanto rouba credenciais de navegador, carteiras de criptomoedas, senhas de usuários e dados de arquivos sensíveis”, escreveram os pesquisadores da Check Point.

“O que torna o Banshee realmente alarmante é sua capacidade de evadir a detecção. Até mesmo profissionais de TI experientes têm dificuldades para identificar sua presença.”

Medidas de Proteção

Após o código-fonte do malware ter sido vazado em fóruns online em novembro, os sistemas antivírus foram capazes de detectá-lo melhor, mas também gerou medo sobre as novas táticas de cibercrime.

“Embora o macOS inclua recursos de segurança robustos como Gatekeeper, XProtect e sandboxing, o surgimento do Banshee stealer serve como um lembrete de que nenhum sistema operacional é imune a ameaças”, escreveram os pesquisadores.

Para proteger seus dados, o site de notícias de tecnologia Tom’s Guide aconselhou os usuários a “ficarem vigilantes” após baixar aplicativos e softwares, verificando a legitimidade da empresa antes de baixar.

Embora os Macs venham com software antivírus embutido, os especialistas do Tom’s Guide recomendaram “usar isso em conjunto” com outros softwares antivírus, que podem ser adquiridos, além de um VPN e um gerenciador de senhas.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo