Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (13) revela que, em um cenário sem Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela presidência em 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) superaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (13) revela que, em um cenário sem Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela presidência em 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) superaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No cenário estimulado, Lula tem 34,4% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 37,3%.
Apesar da vantagem de Bolsonaro, a margem de erro de 2,2 pontos percentuais indica um empate técnico entre os dois candidatos. A pesquisa ouviu 2.018 pessoas entre os dias 7 e 10 de janeiro, com um nível de confiança de 95%.
Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar, sem provas, o sistema eleitoral.
Bolsonaro x Lula (sem Marçal)
Com o nome de Marçal na disputa, Lula e Bolsonaro surgem empatados tecnicamente.
Lula x Bolsonaro (com Marçal)
Em um cenário sem Bolsonaro, Lula vence a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Lula x Michelle (com Marçal)
Em um quarto cenário, sem as presenças de Bolsonaro e Marçal, Lula também derrota o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Lula x Tarcísio de Freitas (sem Bolsonaro e Marçal)
Em um cenário espontâneo — quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores — destaca-se o número de eleitores que não sabem em quem votar: 49,8%. Veja os detalhes abaixo: