Política Últimas Notícias

Aloysio Nunes: "Trump Não é um Boboca como Bolsonaro"

O ex-chanceler brasileiro Aloysio Nunes, em entrevista ao jornal O Globo, fez uma análise contundente sobre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, destacando uma diferença marcante entre o republicano e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Por Comando da Notícia

18/01/2025 às 19:51:23 - Atualizado há
Foto: Poder360

O ex-chanceler brasileiro Aloysio Nunes, em entrevista ao jornal O Globo, fez uma análise contundente sobre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, destacando uma diferença marcante entre o republicano e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Nunes afirmou que Trump "não é um boboca" como Bolsonaro.

"Ele elaborou um programa assustador, com uma visão sobre o papel dos EUA no mundo. Trump não é um boboca como Bolsonaro. Ele tem um plano elaborado", disse Nunes, que foi chanceler durante o governo de Michel Temer (MDB), ou seja, no primeiro mandato de Trump.

Em sua avaliação, o Brasil precisa estar atento a questões como migração e tarifas, já que, para Trump, "tarifas viraram uma arma de guerra". Nunes ainda comparou declarações de Trump sobre a Groenlândia e o Canal do Panamá à fala de Hitler sobre a necessidade de conquistar o Leste Europeu, sugerindo uma postura expansionista nas questões internacionais do republicano.

Durante sua gestão no Itamaraty, o ex-chanceler enfrentou dois problemas com o governo Trump: o aumento das tarifas sobre o aço e o alumínio, e a questão da migração. “Houve brasileiros que estavam nos EUA ilegalmente e foram deportados. Separaram pais de filhos, foi um problema sério, uma situação muito delicada. Nosso consulado, principalmente em Boston, se desdobrou para minimizar os impactos dessa decisão", relatou Nunes, alertando que a migração será novamente um desafio no segundo mandato de Trump, afetando especialmente a comunidade brasileira.

Apesar das divergências, Nunes mencionou um aspecto positivo da relação com os EUA durante seu período no governo Temer: a retomada das negociações sobre o acordo de salvaguardas para a tecnologia e lançamento de satélites comerciais a partir da base de Alcântara. “O Brasil tem atributos que interessam aos EUA, assim como eles têm atributos que nos interessam. Tem que sentar à mesa e ver como é possível compatibilizar. Trump é um homem que vem do mundo dos negócios, ele faz negócios”, concluiu o ex-chanceler.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo