O republicano Donald Trump será empossado hoje como o 47º presidente dos Estados Unidos, após um primeiro mandato entre 2017 e 2021.
O republicano Donald Trump será empossado hoje como o 47º presidente dos Estados Unidos, após um primeiro mandato entre 2017 e 2021. Ele assume o cargo em uma cerimônia no Capitólio, em Washington, sucedendo o democrata Joe Biden. A posse ocorre em um momento de grande expectativa, com uma transição marcada por simbolismo e a promessa de reverter várias políticas do governo anterior.
A cerimônia de investidura começou com a recepção do presidente Joe Biden e sua esposa, Jill Biden, ao casal Trump, formado por Donald e Melania, na Casa Branca. Antes disso, a vice-presidente Kamala Harris e seu marido, Doug Emhoff, deram as boas-vindas a JD Vance e sua esposa, Usha Vance, na residência oficial.
Os simpatizantes de Trump já estavam aguardando, em longas filas, para assistir à cerimônia no Capital One Arena, onde acompanharão o evento por vídeo. Às 12h (horário de Washington, 17h GMT), o presidente eleito realizará seu juramento, com uma das mãos sobre uma Bíblia que foi herdada de sua mãe, prometendo "proteger a Constituição".
Pela primeira vez em décadas, a posse será realizada no interior do Capitólio, em vez da tradicional área externa. A cerimônia contará com a presença de importantes líderes internacionais e magnatas do Vale do Silício, além de ser marcada pela assinatura de uma centena de ordens executivas, que deverão reverter políticas implementadas durante o governo Biden.
Após a cerimônia religiosa, por volta das 9h30 (14h30 GMT), Trump e Melania seguirão para a Casa Branca, onde participarão do tradicional chá com Joe Biden e Jill, em um gesto simbólico de transição pacífica entre os dois presidentes.