Manter uma boa higiene bucal não só protege os dentes e as gengivas, mas também desempenha um papel importante na prevenção de doenças graves, como diabetes tipo 2, demência, câncer de pâncreas, problemas cardiovasculares e artrite reumatoide. Diversas investigações recentes demonstraram que a inflamação causada por infecções nas gengivas pode se espalhar para outros órgãos, aumentando o risco de condições crônicas.
Segundo Morag Powell, higienista e professora da Universidade de Plymouth, a limpeza entre os dentes é fundamental para prevenir problemas sistêmicos. A doença periodontal e a diabetes tipo 2 parecem estar conectadas em um ciclo de inflamação. Zoe Brookes, também da Universidade de Plymouth, afirma que a inflamação das gengivas pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, elevando o risco de diabetes, e vice-versa.
Estudos também associam a presença da bactéria Porphyromonas gingivalis com o deterioro da função cerebral e um aumento no risco de demência. Um estudo da Universidade de Nova York revelou que aqueles com altos níveis de P. gingivalis têm um risco 59% maior de desenvolver câncer de pâncreas. Além disso, a relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular foi documentada, com usuários frequentes de fio dental apresentando menor risco de acidente vascular cerebral e fibrilação atrial.
Por fim, um estudo sugeriu que bactérias bucais podem contribuir para o agravamento da artrite reumatoide, ativando o sistema imunológico.
GAZETA BRASIL