O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou na quarta-feira (26), às 18h, uma missa na Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada no Palácio da Alvorada, para rezar pela saúde do papa Francisco, que está hospitalizado no Vaticano há 13 dias.
O papa Francisco foi internado devido a complicações de saúde relacionadas a uma pneumonia bilateral. Inicialmente, diagnosticado com bronquite, o quadro evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na terça-feira (25), uma tomografia confirmou a presença de pneumonia bilateral.
Conforme o boletim médico divulgado na quarta-feira, o Vaticano assegurou que o papa passou uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli. ‘O Papa teve uma noite tranquila e está descansando’, informou a Santa Sé. ‘Não houve episódios respiratórios agudos e os parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis. Os médicos mantêm um prognóstico cauteloso’, conforme divulgado.
Apesar de uma noite de repouso, o estado de saúde de Francisco ainda requer cautela. Além de lutar contra a pneumonia, o pontífice enfrenta ‘insuficiência renal inicial leve e precoce’, estando sob controle no momento. Francisco precisou ainda de transfusões de sangue após exames indicarem uma baixa contagem de plaquetas, essenciais para a coagulação, associadas à anemia.
GAZETA BRASIL