-
Problemas com urnas no Arizona são usados por Trump e negacionistas eleitorais
-
Eleições nos EUA refletem divisão existente no país, comentam especialistas
-
Eleições de meio de mandato: um guia para quem não é dos EUA
Ainda observou que o processo foi aberto no final do dia, apesar dos problemas serem conhecidos desde a manhã.
O ex-presidente republicano Donald Trump e seus seguidores alegaram falsamente que o problema no condado seria uma evidência de fraude eleitoral cometida pelos democratas.
Apenas algumas horas após o início do dia da eleição, o registrador do condado de Maricopa, Stephen Richer, disse a jornalistas que cerca de 20% das máquinas de apuração eletrônica de votos no condado mais populoso do estado estavam com defeito, e que técnicos estavam sendo enviados para consertá-los.
O problema é que as cédulas não estavam alinhadas corretamente dentro das máquinas e não estavam sendo lidas, explicou Richer, acrescentando que, apesar dos problemas, todos os votos seriam contados.
Richer chamou as avarias de “frustrantes” e previu corretamente que negacionistas das eleições e conspiradores como Trump “explorariam” a questão.
Funcionários do condado de Maricopa disseram que o problema afetou cerca de 60 máquinas, em um quarto dos locais de votação no condado de Maricopa, e que às 14h – 8 horas após o início da votação – 17 haviam sido corrigidos alterando as configurações da impressora.
(*Com informações da CNN)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Juiz rejeita pedido de republicanos para estender votação em condado no Arizona no site CNN Brasil.
CNN BRASIL