As autoridades ucranianas começaram a evacuar civis de seções recentemente liberadas das regiões de Kherson e Mykolaiv, temendo que a falta de calor, energia e água devido ao bombardeio russo torne as condições inabitáveis ??neste inverno.
As autoridades instaram os moradores das duas regiões do sul, que as forças russas vêm bombardeando há meses, a se mudarem para áreas mais seguras nas partes central e ocidental do país.
A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse nesta segunda-feira (21) que o governo fornecerá transporte, acomodação e assistência médica para eles, com prioridade para mulheres com filhos e idosos.
As evacuações estão ocorrendo mais de uma semana depois que a Ucrânia recapturou a cidade de Kherson, na margem ocidental do rio Dnieper, e áreas vizinhas em um grande ganho no campo de batalha.
Desde então, no inverno, moradores e autoridades estão percebendo quanta energia e outras infraestruturas os russos destruíram antes de recuar ou danificaram apenas na última semana.
A Ucrânia é conhecida por seu inverno rigoroso e a neve já cobriu Kyiv, a capital, e outras partes do país.
A Rússia vem atacando a rede elétrica da Ucrânia e outras infraestruturas do ar há semanas, causando blecautes generalizados e deixando milhões de ucranianos sem eletricidade, aquecimento e água.