Pelo menos 40 pessoas morreram e 87 ficaram feridas depois que dois ônibus colidiram perto de Kaffrine, no centro do Senegal.
O acidente ocorreu na estrada nacional número 1 às 3h15 (03h15 GMT) deste domingo (8).
O presidente Macky Sall disse que 40 pessoas morreram no “grave” acidente e anunciou três dias de luto nacional.
FLASH | Au moins 38 morts et 87 blessés après une collision entre deux bus au #Sénégal. L'accident a eu lieu dans la ville de #Kaffrine, à environ 250 km au sud-est de la capitale Dakar.
— Cerfia (@CerfiaFR) January 8, 2023
O autocarro, com capacidade para 60 lugares, seguia para Rosso, perto da fronteira com a Mauritânia, informou o corpo de bombeiros, acrescentando que não se sabe o número de pessoas a bordo.
“Foi um acidente grave”, disse o coronel Cheikh Fall, chefe de operações do Corpo Nacional de Bombeiros, à agência de notícias AFP, acrescentando que 87 pessoas ficaram feridas no incidente.
As vítimas foram levadas para um hospital e centro médico em Kaffrine, disse ele. Os destroços e os ônibus demolidos já foram removidos e o tráfego normal foi retomado, disse Fall.
O promotor público, Cheikh Dieng, disse que as primeiras investigações sugeriram que o acidente aconteceu quando “um ônibus designado para o transporte público de passageiros, após o estouro de um pneu, saiu de sua trajetória antes de colidir frontalmente com outro ônibus que vinha na direção oposta”.
Suite au grave accident de ce jour à Gniby ayant causé 40 morts, j"ai décidé d"un deuil national de 3 jours à compter du 9 janvier. Un conseil interministériel se tiendra à la même date pour la prise de mesures fermes sur la sécurité routière et le transport public des voyageurs.
— Macky Sall (@Macky_Sall) January 8, 2023
“Estou profundamente triste com o trágico acidente de trânsito”, disse o presidente Sall no Twitter. “Estendo minhas sinceras condolências às famílias das vítimas e desejo uma rápida recuperação aos feridos”, acrescentou.