O Supremo Tribunal Federal (STF), marcou a data do julgamento do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, Ibaneis Rocha (MDB). A Corte vai julgar virtualmente a partir de meia-noite desta quarta-feira (11) a validação do afastamento.
O ministro Alexandre de Moraes, determinou, ainda no domingo, o afastamento do governador do DF por 90 dias. Ele considerou que as forças de segurança não impediram os atos de vandalismo no último domingo (8), em Brasília.
Pelas redes sociais, Ibaneis compartilhou uma nota em que afirma que vai aguardar “com serenidade” o processo que apura as responsabilidades na gestão da segurança do DF durante as invasões.
“Respeito a decisão do Ministro Alexandre de Moraes, mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas”, escreveu Ibaneis. Apesar de sinalizar que não vai recorrer da decisão, o político declarou que houve “a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público”.
Hoje, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu em ofício encaminhado ao STF a abertura de um inquérito contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o agora ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres.
Também são alvos do pedido o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto e o ex-secretário de Segurança interino Fernando de Sousa Oliveira.