Marcelo Fernandes Lima devolveu na quarta-feira (11) um exemplar da Constituição Federal, que desapareceu durante os atos de vandalismo em Brasília, no último domingo (8). O exemplar foi entregue à Polícia Federal em Varginha, Minas Gerais. Trata-se de uma réplica que ficava exposta numa área de maior circulação no tribunal.
Nas imagens, Lula aparece com a Carta Magna original nas mãos, enquanto sobia na escultura “A Justiça”.
Em entrevista ao site O Antagonista, Marcelo nega que tenha furtado a cópia da Constituição Federal e que esperou passar o período de flagrante para procurar a PF. “Fui ontem à Polícia federal e devolvi. Na verdade, eu salvei a Constituição porque ela seria queimada. Tirei das mãos dos vândalos e levantei ali, igual ao Rei Leão”, relatou ao veículo.
Na tarde desta quinta-feira (12), o ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou que o exemplar da Constituição Federal foi recuperado pelas autoridades.
Em um post no Twitter, o ministro publicou uma imagem do exemplar, acondicionado em uma embalagem utilizada pela polícia para o armazenamento de provas, e uma mensagem dizendo que a Constituição “foi apreendida e recuperada” e que “ela venceu e sempre vencerá”.
A Constituição que os terroristas roubaram no STF foi apreendida e recuperada.
Viva a Constituição! Ela venceu e sempre vencerá. pic.twitter.com/qH5Pwr1Y0N
— Flávio Dino (@FlavioDino) January 12, 2023