Concursos CONCURSO 2022

Aprovados em concurso da Polícia Militar em MT pedem agilidade no chamamento

Segundo o Lotacionograma da Polícia Militar divulgado no Diário Oficial do Estado mostra que o déficit de vagas na corporação é de quase 5 mil vagas apenas para soldados e cabos.

Por Iago César

24/01/2023 às 19:05:20 - Atualizado há

Os candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), para o cargo de soldado, solicitam agilidade para o chamamento dos aprovados no exame referente ao ano de 2022. São 1743 de candidatos aptos para tomar posse.

Segundo o membro da comissão de aprovados, o pedido atende à necessidade de preenchimento do quadro de soldados da Policia Militar, que conta, atualmente, com cerca de 1.800 servidores na ativa, de um total de 7.755 previstos em lei. Segundo o Lotacionograma da Polícia Militar divulgado no Diário Oficial do Estado mostra que o déficit de vagas na corporação é de quase 5 mil vagas apenas para soldados e cabos, o maior déficit, segundo o documento. Isso significa que apenas 36% das vagas estão preenchidas e os militares trabalham com sobrecarga, já que precisam se desdobrar para atender a população mesmo sem efetivo suficiente.


Estão previstas 1,2 mil convocações para este ano na área de Segurança Pública (não só para a PM, mas também Polícia Civil, Bombeiros e Politec) não serão suficientes.

A convocação dos aprovados ainda não tem data prevista. Um dos questionamentos da comissão é a forma que pode ser chamado os aprovados, após uma reunião entre o Comandante-Geral da PMMT e a diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de MT (ACSPMBM-MT), foi o número de vagas fixado, cuja ocupação se pretende iniciar no Curso de Formação de Soldados (CFSD), há previsão de serem convocados 600 candidatos para o CFSD, e sendo ainda 300 em cada ano entre 2024 a 2026. Assim ficaria de fora mais de 200 candidatos aptos para exercer a função.

A comissão argumenta que o último concurso público para os cargos de carreira da Polícia Militar ocorreu em 2013, com um intervalo de quase nove anos sem concurso para a categoria. Eles sugeriram que poderiam ser chamados 3 turmas de 600, entre os anos de 2023 até 2026, ou sendo realizando igual o curso de formação anterior, iniciando o curso na capital e em núcleos de formação da Esfap no interior do Estado, sendo assim todos os candidatos seriam convocados e assim diminuindo déficit da Policia Militar, o mais rápido possível.

Números do concurso

Ainda conforme a comissão, o concurso referente ao ano de 2022 contou com 18.465 inscritos somente para o cargo de soldado. Destes, somente 3.333 foram aprovados, devido ao alto nível de dificuldade da prova. Dos selecionados na prova objetiva até a ultima fase concurso, restou apenas 1743 aptos para as respectivas funções.

"A sociedade mato-grossense necessita de uma polícia militar efetiva. Atualmente, a criminalidade vem aumentando em nosso estado, pois não há policiais suficientes para executar o trabalho. Estamos aumentando os casos de feminicídio, as guerras de facções e ondas de furto/roubo aumentou tragicamente no estado mais seguro do brasil" ressaltou um dos aprovados.

Um representante do grupo dos aprovados complementou destacando a necessidade da convocação. "Outro ponto importante que deve ser observado é que, o ultimo concurso ocorreu em 2013 com a primeira turma formada em 2015 levando em consideração o tempo de promoção da graduação de soldado para CABO são 9 ANOS, em 2025 o a Polícia Militar de MT já não terá policiais no cargo de Soldado, somente de Cabo pra cima." Pontuou o aprovado.

Investimentos na Policia Militar

Em quatro anos de gestão, a segurança pública de Mato Grosso foi reforçada com a aquisição de armamentos modernos e equipamentos tecnológicos, que tornaram as polícias do Estado as mais bem equipadas do país. Na Polícia Militar, os investimentos realizados pela gestão do governador Mauro Mendes somaram mais de R$ 150 milhões, que foram destinados, ainda, para compra de fardamentos e viaturas. O Estado ainda investiu na implantação da Patrulha Rural, promovendo a segurança no campo.

A Policia Militar do estado de Mato Grosso vem desenvolvendo ótimo trabalho, mesmo com o déficit, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Percent Brasil, a Polícia Militar de Mato Grosso tem a aprovação de 89,5% da população que mora em Cuiabá. Segundo o levantamento do instituto, 66% dos cuiabanos acreditam que a atuação da PMMT é boa, 7,7% ótima e 15,8% regular.




Fonte: COMANDO GERAL COM COMISSÃO DE APROVADOS DA PMMT
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo