A ministra dos Povos Indígenas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sonia Guajajara, disse que 14 processos de demarcação de terras indígenas estão prontos para homologação pelo governo federal.
“Temos 14 processos identificados, que estão com os estudos prontos, concluídos, já têm a portaria declaratória. A gente espera que o presidente Lula possa assinar a homologação”, disse a ministra em entrevista à Agência Brasil.
Na quinta-feira (25), Sonia Guajajara, se manifestou criticou o ofício em que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, endossou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um ato do ex-ministro do GSI do governo Bolsonaro, Augusto Heleno, que abriu caminho para pesquisa de minério de ouro em uma área que fica a 7,8 quilômetros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
Para a ministra dos Povos Indígenas, a manifestação do GSI de Lula “não condiz com a atual posição do governo que afirma atuar contra as invasões ilegais, que destroem o meio ambiente e ocasionam um genocídio, como presenciamos no Território Yanomami”.