Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Otan

Putin: a Rússia não pode ignorar a capacidade nuclear da OTAN


O presidente russo, Vladimir Putin, disse em uma entrevista transmitida neste domingo (26) que a Rússia não tem escolha a não ser levar em conta as capacidades nucleares da OTAN, em comentários que justificam a recente suspensão da Rússia de sua participação no novo tratado START.

Como fez repetidamente durante a guerra na Ucrânia , Putin afirmou que a Rússia enfrenta uma ameaça existencial porque, em sua opinião, os membros da OTAN estão buscando a “derrota estratégica” do país. Ele disse na TV estatal russa que a suspensão do Novo START resultou da necessidade de “garantir segurança e estabilidade estratégica” para a Rússia.

“Quando todos os principais países da OTAN declararam que seu principal objetivo é nos infligir uma derrota estratégica (…) como podemos ignorar suas capacidades nucleares nessas condições?” disse Putin.

O objetivo principal de Putin ao invadir a Ucrânia um ano atrás era reduzir o que ele considerava ameaças à segurança da Rússia, e às vezes ele usou isso como justificativa para ameaças de usar armas nucleares no conflito.

Putin declarou na terça-feira que Moscou estava suspendendo sua participação no novo tratado START de 2010, dizendo que a Rússia não pode aceitar inspeções dos EUA em suas instalações nucleares sob o pacto enquanto Washington e seus aliados da OTAN buscam a derrota da Rússia na Ucrânia. O presidente russo enfatizou que Moscou não estava se retirando totalmente do pacto, e o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que o país respeitaria os limites do tratado sobre armas nucleares e continuaria notificando os EUA sobre lançamentos de teste de mísseis balísticos.

 

GAZETA BRASIL

Mundo Otan Putin

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!