O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, disse que trabalha para impedir instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de vandalismo de 8 de janeiro. A fala foi dada nesta terça-feira (28) após reunião do senador com o presidente Lula (PT), no Palácio do Planalto.
“O objetivo dessa comissão, capitaneada pela oposição, é que não haja investigação. Eles só buscam obstruir as investigações em andamento, que apuram a responsabilidade de quem praticou os atos terroristas de 8 de janeiro de 2023. Vamos dialogar e estamos trabalhando para desarmar essa CPMI. Alguns dos que assinaram a proposta são os mesmos que deveriam estar no rol de investigados.”.
Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o plano entre os aliados de Lula é postergar ao máximo a indicação dos integrantes da CPI para inviabilizá-la. Outra alternativa seria também fazer com que os senadores da base aliada que assinaram o pedido de CPI retirem seus nomes do requerimento.
Conforme a Gazeta Brasil publicou mais cedo, deputados e senadores da oposição se reunirão com cartazes hoje para pedir a instalação da CPMI do 8 de Janeiro.