Governador ressaltou que o concurso estava sendo planejado desde o ano passado e está em fase final de elaboração do edital.
O governador Mauro Mendes (União) destacou que o concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (SES) deverá contratar quatrocentos servidores para a pasta ainda no início de 2023. O governador também destacou a contratação de mais trinta agentes de arrecadação para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A declaração foi feita nesta segunda-feira (06) em conversa com jornalistas.
"Nós soltamos primeiro a autorização para fazer o concurso para trinta agentes de arrecadação, fiscais da Sefaz, e 400 profissionais na área da Saúde serão contratados a partir dessa autorização, que nós emitimos. Isso estava planejado desde o ano passado, nós temos isso no planejamento e ficou para sair esses dois concursos no início de 2023", explicou.
Segundo a SES, a pasta já está em processo de contratação da empresa que irá elaborar o edital e realizar o certame. É o primeiro concurso da saúde do Estado em vinte anos.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em fala na semana passada, ao anunciar a autorização para a realização do certame, a necessidade de realizar um concurso foi identificada pelo Governo ainda em 2019, mas por conta das muitas dívidas deixadas pelas gestões anteriores, foi preciso priorizar a estabilização financeira do Estado. Somente após a melhora da situação fiscal do estado, foi possível dar início aos investimentos na área da saúde.
Atualmente estão em construção seis novos hospitais: Central e Julio Muller, em Cuiabá, e os Regionais de Alta Floresta, Tangará da Serra, Juína e do Araguaia, em Confresa.
"Somente nesses hospitais são aplicados R$ 800 milhões. Não tem nenhum Estado do Brasil que esteja investindo tanto em infraestrutura de saúde como Mato Grosso", enfatizou Gilberto.