Mais duas prefeituras do interior de Mato Grosso decretaram situação de emergência em virtude dos prejuízos causados pelas fortes chuvas. Juscimeira (157 km ao sul de Cuiabá) e Tangará da Serra (239 km a médio-norte) registraram danos em estradas, pontes e até algumas comunidades isoladas. Os dois decretos foram publicados no Diário dos Municípios de 3 de março.
Em Juscimeira as áreas mais atingidas foram os assentamentos Geraldo Pereira de Andrade, Beleza, Egidio Bruneto, Distrito de Irenópolis, Fátima de São Lourenço e as regiões de Placa de Santo Antonio, Beroaba, Santo Expedito e Morro Vermelho.
Além dos prejuízos na zona rural, alguns bairros da cidade também foram atingidos. O transporte escolar foi afetado, já que foram necessparios "desvios provisórios e de risco aos usuários, quase em toda rota do transporte escolar".
Já em Tangará da Serra as fortes chuvas causaram alagamentos ao longo do rio Sepotuba, causando estragos principalmente no assentamento Antônio Conselheiro, que sofre com a " dificuldade no transporte escolar dos alunos daquela localidade; prejuízo na prestação dos serviços de saúde e na oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais; no transporte de insumos, defensivos agrícolas e de produtos da agricultura familiar, de combustíveis, transporte de máquinas e implementos, transporte de animais e na escoação da produção de leite dos produtores rurais desta região".
Nos dois casos o decreto vale por 180 dias, podendo ser prorrogado. O documento permite medidas extraordinárias como o uso de propriedades particulares em caso de "iminente perigo público", assim como determinar evacuação de áreas de risco.
J1/AGORA