Em novembro de 2023 acontece a etapa nacional da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (12ª CNDCA) em âmbito nacional. Em Pontal do Araguaia, é a segunda edição da conferência e, aconteceu no dia 28 de março, precedendo o evento que envolve todo o país.
O momento é um processo amplo de diálogo sobre avaliação das políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos de crianças e adolescentes na esferamunicipal.
Antes de reunir todos os conselhos do país, as cidades se reúnem internamente para a estruturação como descrito acima. Posteriormente, os Conselhos Estaduais e só por fim o de âmbito nacional.
Convocada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Conferência tem como tema central em 2023 "A situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".
Uma das faixas etárias mais prejudicadas com a pandemia de Covid-19 é de fato a infância e a adolescência, principalmente com a defasagem de aulas, do convívio com pessoas da mesma idade e falta de maturidade para compreensão sobre o ocorrido. Estes fatores e outros levaram os profissionais relacionados a este público, a buscarem alternativas de políticas de cuidado e reparo.
Durante a conferência realizada em Pontal do Araguaia, crianças e adolescentes participaram ativamente das ações realizadas, desde a composição de mesa das autoridades, até as apresentações e discussões sobre a temática.
"Ouvi-las, sobre as suas percepções e perspectivas faz com que, o trabalho realizado pelo conselho chegue mais próximo a realidade pretendida. Assimilando os ideais previstos em leis e a realidade cotidiana das crianças e adolescentes", revelou a secretária de Assistência Social, Michele Silva Alves.
Na oportunidade, o prefeito municipal, AdelcinoLôpo, destacou os trabalhos que a gestão tem realizado oportunizando a melhoria de qualidade de vida destes jovens cidadãos.
"Estamos a desenvolver o futuro. Quando dedicamos nosso trabalho às crianças e aos adolescentes, estamos também decidindo qual legado queremos deixar", completou o prefeito de Pontal do Araguaia.
Apresentações musicais e teatrais trouxeram a alegria e a discontração para o evento que ao final também teve a missão de eleger os Delegados que são:
Adolescente – Arthur Henrique Lopes de Freitas (Titular); Angelina Karina Almeida (Suplente).
Conselho Tutelar – Elieide Dias Trindade (Titular); Maria Divina da Silva (Suplente).
CMDCA Governamental – Rauflis Oliveira Mello (Titular); Silvana Gehm (Suplente).
CMDCA Sociedade Civil – Flavia Barbosa Guedes (Titular); Marizeth Pinto Teixeira.