Os deputados estaduais conheceram nesta quarta-feira (19) o projeto do Governo de Mato Grosso de implantação de 15 mil câmeras de monitoramento. Os equipamentos serão instalados nos 141 municÃpios do estado que aderirem ao programa Vigia Mais MT.
A apresentação do programa foi feita pelo secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, em reunião do Colégio de LÃderes, na ALMT Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A reunião foi comandada pela presidente interina da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB).
O secretário Roveri disse que o programa será ampliado com a instalação de câmeras nas escolas estaduais, ou seja, o governo de Mato Grosso terá mais 5,5 mil câmeras integradas ao sistema de monitoramento.
Para isso, segundo o secretário, não haverá necessidade de aquisição pelos municÃpios participantes.
Isso porque, os equipamentos já foram comprados pelo Estado, são três tipos de câmera, inclusive com leitura facial e tecnologia OCR, para leitura de placa e integradas ao sistema nacional.
Câmeras x policiais
Em entrevista, o secretário foi questionado sobre o grande número de câmeras, mas sobre a ausência de efetivo policial em diversos locais. A última chamada do concurso da Segurança de 2022 para a PolÃcia Militar foi abaixo do esperado. Foram nomeados 550 homens e mulheres para a PM.
Entretanto, Roveri defendeu a ação do governo e afirmou que com os equipamentos será benéfico no trabalho de inteligência, antecipação e investigação policial.
O deputado Elizeu Nascimento (PL) defendeu a instalação de câmeras como medida complementar. No entanto, destacou há necessidade de aumentar o efetivo humano.
"Câmera de monitoramento não troca tiro com marginais, como está acontecendo com o novo cangaço. A polÃcia está dando a resposta", disse.
O parlamentar voltou a cobrar a apresentação de cronograma de nomeação dos aprovados no concurso da Segurança de 2022.
Fonte: Primeira Página