Profissionais ainda terão acréscimo de 60% de adicional
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde lançou, nesta quinta-feira (20), o Concurso Público nº 01/2023, que prevê 40 vagas para a Guarda Civil Municipal (GCM). Além das 30 vagas preenchimento imediato, estão previstas vagas para formação de cadastro reserva.
"São várias ações que estamos fazendo para melhorar a segurança no nosso município, e esse concurso vai reforçar de forma significativa o efetivo da Guarda Civil Municipal, que conta com estatuto reformulado e também plano de carreira revisado. Desta forma, a GCM vai poder melhor servir a sociedade luverdense no que se refere à segurança pública", destaca o prefeito Miguel Vaz.
Conforme o edital, a remuneração mensal do agente da GCM é de R$ 3.945,30 (salário base), com adicional de risco de vida de 60% do valor. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. Estão previstas duas vagas para mulheres e 28 para homens, sendo duas para PcD.
O edital está disponível no site da Prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/concursos. As inscrições serão realizadas de 26 de abril a 28 de maio, exclusivamente pela internet no site: www.selecon.org.br. O valor da taxa é de R$ 180.
Confira a página do Concurso no Selecon: https://selecon.org.br/concursos/edital-01-2023-gcm/.
Para se candidatar é preciso atender a todos os requisitos necessários para investidura no cargo, entre eles ser maior de 18 anos e no máximo 40 anos na data da admissão; Ensino Médio Completo; ser brasileiro nato ou naturalizado; não possuir antecedentes criminais; possuir CNH A/B, no mínimo; ter altura mínima de 1,55 m para feminino e 1,60 m para masculino; entre outros.
"O concurso será composto por etapas, todas de caráter eliminatório, sendo a primeira de prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos e prova de redação, depois são exames de saúde, avaliação psicológica e teste de aptidão física, além de investigação social. São diversas fases de teoria e prática até chegar no curso de formação, que deve contar com cerca de 60 candidatos", explica o secretário de Governo, Alan Togni.
De acordo com a sugestão de cronograma do edital, a convocação para o curso deve iniciar em dezembro deste ano. O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
"O trabalho que a Guarda Civil Municipal desenvolve junto às forças de segurança é de extrema importância. Desde o início da gestão estamos melhorando pouco a pouco, iniciamos com a revisão do estatuto e do plano de carreira, oportunizamos capacitação aos agentes para o uso de armamento, vamos aumentar o efetivo e treinar esses novos oficiais também. Todas essas ações estão alinhadas ao nosso objetivo que é tornar Lucas do Rio Verde a cidade mais segura de Mato Grosso", declara o vice-prefeito Marcio Pandolfi.