Novas imagens divulgadas neste domingo (23), pelo Portal Metrópoles, mostram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da polícia e dos invasores durante os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro. Na ocasião, a sede do Supremo Tribunal Federal, a do Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional foram invadidas.
As novas imagens mostram militares do GSI conversando com os invasores e circulando tranquilamente sem incomodá-los. Os oficiais também aparecem tentando retirá-los de alguns locais invadidos.
Novas imagens registram ação do GSI e de invasores no Planalto em 8/1; veja
GSI enviou vídeos ao STF neste sábado (22/4) e derrubou o sigilo das imagens internas após determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Leia: https://t.co/8OuA2qRhS0 pic.twitter.com/OSxHGutwUV
— Metrópoles (@Metropoles) April 23, 2023
As imagens foram entregues ao STF neste sábado (22/4), após terem o sigilo derrubado por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Neste corte, é possível ver o general G. Dias, ex-ministro do GSI.
Leia: https://t.co/8OuA2qRhS0 pic.twitter.com/Sw4xprOC9D
— Metrópoles (@Metropoles) April 23, 2023
As câmeras de segurança gravaram centenas de horas de imagens do exterior, dos salões e dos corredores do Palácio do Planalto no dia dos ataques, e registraram a ação dos vândalos e dos agentes de segurança durante a invasão ao prédio.