REGIÃO TRÂNSITO

Em Barra do Garças, taxa de acidentes, em 10 anos, supera a de municípios como Rondonópolis e Várzea Grande

Em uma década, o município registrou quase 10 mil ocorrências relativas a acidentes de trânsito, segundo Polícia Civil

Por Comando da Notícia

23/02/2025 às 10:41:16 - Atualizado há

Um relatório da Polícia Judiciária Civil mostra que, se analisados os últimos 10 anos, Barra do Garças apresenta uma taxa proporcional de acidentes de trânsito maior que a de municípios como Rondonópolis e Várzea Grande. Nos últimos anos, o número de acidentes de trânsito tem voltado a crescer consideravelmente na cidade, após queda no período de pandemia.

De 2015 a 2024, Barra do Garças registrou 9.285 ocorrências de acidentes de trânsito, que levaram a algum tipo de prejuízo, seja ele dano material, lesão corporal ou morte. Desse período, o pico de ocorrências foi em 2019, ano que registrou 1.392 acidentes. Nos anos seguintes, o número foi reduzindo gradualmente até chegar a 2023, quando registrou 682 acidentes, um aumento de 1,04% com relação ao ano anterior.

Em 2024, o número de ocorrências atingiu os 788 casos, o que representa um aumento de 15,54%, com relação ao ano anterior.

Os dados da Polícia Civil também revelam a quantidade de vítimas que morreram no local do acidente, ano a ano, nesse período. Em 2024, 18 pessoas morreram na hora, em acidentes de trânsito, um aumento considerável, se comparados os anos anteriores.

Vale destacar que esse número não considera os desdobramentos. Ou seja, as vítimas que morreram após o encaminhamento para a unidade hospitalar não são contabilizadas. Segundo um levantamento do 5º Comando Regional da Polícia Militar de Barra do Garças, as mortes totais em acidentes de trânsito do município em 2024 somaram 23 vítimas.

Os números revelam uma realidade assustadora e colocam Barra do Garças em destaque quando o assunto é violência no trânsito. De acordo com o relatório da Polícia Civil, em dez anos, proporcionalmente, o município apresentou mais acidentes do que Água Boa, Alta Floresta, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande.

A taxa de ocorrência de acidentes de Barra do Garças por 100 mil habitantes foi de 5.502 casos, valor superior aos 4.052 e 4.070 de Rondonópolis e Várzea Grande, respectivamente. Água Boa, Alta Floresta e Primavera do Leste apresentaram taxa de 4.108, 4.265 e 4.089, respectivamente.

"Além das perdas materiais de cada indivíduo envolvido, das perdas humanas e das famílias desoladas, nós temos uma preocupação grande com relação à saúde pública. Os acidentes custam caro ao Sistema Único de Saúde. Cada politraumatismo de uma vítima é uma despesa que poderia ter sido evitada", destaca o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves.

Um levantamento do estado de Rondônia estima que o custo de um paciente por acidente de trânsito, do momento que dá entrada na unidade hospitalar até o fim do acompanhamento médico pode chegar a R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Como medida para frear o aumento no número de acidentes em Barra do Garças, a Prefeitura está instalando 21 semáforos e substituindo mais 13, nos cruzamentos mais movimentados do município. As sinalizações horizontais e verticais do centro da cidade também estão sendo restauradas para a melhor orientação do fluxo de condutores e pedestres.

"Nós estamos instalando semáforos inteligentes, que estão programados para atender os fluxos específicos de cada cruzamento, de acordo com a demanda de diferentes horários do dia. Toda a instalação do novo sistema é baseada em um estudo técnico. Nosso foco é resolver o problema do trânsito, preservar o patrimônio das pessoas e salvar vidas", finaliza o prefeito.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo