Na segunda-feira (24), a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu um processo administrativo contra a Hurb (antigo Hotel Urbano) por desrespeito a consumidores após registrar uma disparada de reclamações de cancelamentos de reservas em hotéis e pousadas.
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que a situação dos clientes da empresa é “inaceitável” e a ação é um modo para coibir práticas abusivas no mercado do turismo.
“A decisão da Senacon vem após o aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil. Apenas nos três primeiros meses de 2023, foram mais de 7 mil, contra 12 mil reclamações em todo o ano de 2022. Além disso, o índice de solução das demandas na plataforma consumidor.gov caiu de 64% (2022) para 50% (2023)”, disse o órgão.
João Ricardo Mendes pediu afastamento do cargo de CEO da Hurb na segunda-feira (24) depois de xingar e divulgar dados de clientes da empresa na semana passada.
Quem assume interinamente é o atual General Council da empresa, Otávio Brissant. Ele ocupará o posto até que a equipe de liderança faça uma votação para escolher o nome definitivo.