A aquisição da Activision Blizzard Inc. por US$ 69 bilhões pela Microsoft Corp. foi bloqueada na manhã desta quarta-feira (26), segundo o horário de Brasília, pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido.
Em um comunicado, o órgão disse que suas preocupações não poderiam ser resolvidas por soluções como a venda do título de grande sucesso "Call of Duty" ou outras soluções envolvendo promessas de permitir que rivais ofereçam o jogo em suas plataformas.
“O CMA impediu a proposta de compra da Activision pela Microsoft devido às preocupações de que o acordo alteraria o futuro do mercado de jogos em nuvem que se encontra em rápido crescimento, levando a uma redução da inovação e a entrega de menos opções para os jogadores do Reino Unido nos próximos anos”.
A pressão vinha aumentando sobre a Microsoft enquanto fazia lobby nos EUA e na Europa para convencer os vigilantes a fechar o negócio – uma das 30 maiores aquisições de todos os tempos.
As conclusões da CMA vêm antes das decisões da União Europeia e da Comissão Federal de Comércio dos EUA, que aguarda uma audiência no verão depois de entrar com um processo formal para vetar a transação.
A Microsoft disse que vai apelar contra a decisão.