A campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 10 de abril com o objetivo de imunizar 979.756 mil pessoas que compõem os grupos prioritários em Mato Grosso, no entanto, apenas 96,2 mil – 9,8% do total – foram vacinadas até essa quarta-feira (26), conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de 2021, ano de pandemia da Covid-19, nenhum estado atingiu a meta de cobertura vacinal. No ano passado, Mato Grosso imunizou pouco mais de 60% da população, enquanto o objetivo era 90%.
Neste ano, a vacinação também segue lenta para todos os grupos no estado. Menos de 1% dos indígenas tomou a vacina, por exemplo. Em relação as crianças, de 312.977, apenas 21,2 mil recebeu o imunizante.
Os percentuais maiores de cobertura vacinal em Mato Grosso são dos grupos de trabalhadores da saúde (14,70%) e puérperas (14,59%). A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Apenas pessoas que apresentarem febre, sintomas gripais ou contaminadas pela Covid-19 não podem receber o imunizante.
A campanha segue até 31 de maio. Segundo a Secretaria de Saúde, ainda não é possível confirmar uma data para o início da imunização do público geral, "visto que a campanha ainda está em andamento e toda a estratégia está voltada para atingir o grupo prioritário".
Para realizar a imunização, em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, a pessoa deve se apresentar ao local de vacinação com documento de identificação, cartão de vacina e, se for o caso, comprovante da situação clínica, doença crônica ou da profissão. Para confirmar a profissão, o paciente precisa levar o crachá ou contracheque, entre outros documentos. Já questões de saúde devem ser comprovadas por meio de relatório médico ou de exames.