Investigações do Gaeco têm como objetivo desarticular esquema criminoso voltado à prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, roubos e furtos na região de fronteira, com ramificações em outras cidades de Mato Grosso.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, na manhã desta terça-feira (02), a Operação Cognato para cumprimento de 99 ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquérito Policiais (Nipo), contra organização criminosa que atua na região de fronteira. O trabalho é realizado pela Unidade Regional do Gaeco de Cáceres e Delegacia Especial de Fronteira.
Os mandados são cumpridos em 11 cidades de Mato Grosso. As investigações têm como objetivo desarticular esquema criminoso voltado à prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, roubos e furtos na região de fronteira, com ramificações em outras cidades do estado de Mato Grosso.
Entre os alvos dos mandados estão dois dos líderes da organização criminosa, um deles controlava o tráfico de drogas em Cáceres, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos e Nova Lacerda; e o outro comandava a ação dos demais integrantes de dentro de uma penitenciária.
Estão em cumprimento 38 mandados de prisão preventiva, 43 mandados de busca e apreensão e 18 bloqueios de bens e valores, nas cidades de Cáceres, Rio Branco, Salto do Céu, Várzea Grande, Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Nova Maringá e Água Boa.
A operação conta com apoio de equipes do Gaeco do Estado; das delegacias das Regionais da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Juína, Várzea Grande, Cuiabá e Sinop; das unidades da Diretoria de Atividades Especiais; além da Polícia Militar e Canil Integrado de Fronteira.