Vídeos mostram autores de ataque do novo cangaço saindo de casa com caminhonetes; veja
Eles usaram automóveis de luxo blindados e outros veículos populares.
Por Comando da Notícia 03/05/2023 às 14:50:19 - Atualizado há
Investigação minuciosa realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso coletou imagens que mostram o momento em que o bando do Novo Cangaço, responsável pelo ataque a uma casa de valores em Confresa, sai de uma casa e segue em direção a Mato Grosso, pela BR-158. Eles usaram automóveis de luxo blindados e outros veículos populares.
Uma câmera de segurança registrou um dos carros deixando a residência às 15h30. Quatro minutos depois, outro veículo deixa o mesmo imóvel e segue em direção ao primeiro veículo.
Filmagem de uma segunda câmera de segurança registra N.J.A., de 30 anos chegando em um carro preto, modelo Gol, e logo depois adentrando o local. Segundos depois da entrada, um veículo de luxo deixa a casa. N.J.A. foi preso na cidade de Araguaína, no Tocantins.
Ele havia fugido para Tocantins após a Polícia Civil identificar e prender no Pará dois responsáveis pelo apoio à quadrilha. A prisão contou com apoio da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado de Araguaína.
Uma das casas usadas pelo bando foi alugada por N.J.A. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil, o homem utilizava nomes falsos e é investigado por crimes no Tocantins. A investigação comprovou que o preso, além do apoio ao bando no município de Redenção (PA), participou de todo o planejamento, pois desde o aluguel do imóvel ele já atuava na ação criminosa que amedrontou a cidade de Confresa.
Outros dois suspeitos de apoiar o grupo foram presos na semana passada, em Redenção. Durante interrogatório, um dos suspeitos alegou que conheceu o criminoso preso em Tocantins e este pediu que alguns veículos e parte da quadrilha que atacou Confresa ficasse em sua casa.
A Polícia Civil reuniu e analisou centenas de horas de imagens de câmeras de segurança de residências e estabelecimentos comerciais localizados em Redenção e identificou o exato momento em que os criminosos saem das residências em cinco veículos de diversos modelos - Land Rover Sport, Kia Sorento, Hilux SW4, Dodge Durango e Mitsubishi Outlander, além de outros carros populares.
Os veículos foram abandonados em estradas da região dos municípios de Confresa e Santa Terezinha durante a fuga do grupo criminoso, que não conseguiu acessar o cofre da empresa de segurança, alvo do ataque coordenado, para concretizar o roubo.
Balanço
A operação policial para identificar e prender o grupo criminoso conta com 24 dias de diligências ininterruptas. O saldo do trabalho integrado das forças de segurança é de 15 criminosos mortos e dois presos na caçada ao bando, em região de mata na cidade de Pium, estado de Tocantins. Outros três presos foram presos e um foragido, que está com mandado de prisão em aberto, nas investigações da Polícia Civil de Mato Grosso.