Nesta sexta-feira, 19, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, declarou que a perspectiva é de que o turismo estrangeiro bata recorde no Brasil no ano de 2023.
Nesta sexta-feira, 19, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, declarou que a perspectiva é de que o turismo estrangeiro bata recorde no Brasil no ano de 2023. A afirmação foi feita durante um evento do Lide Rio, em um hotel em Copacabana. De acordo com Freixo, o Brasil deve superar a marca de 2019, último recorde registrado, quando passaram 6,5 milhões de turistas estrangeiros no país. Logo em seguida, o período da pandemia trouxe diversas restrições às viagens, o que causou um baque no setor de turismo do mundo todo. A maioria dos estrangeiros que visitam o Brasil vem da Argentina, Chile e Estados Unidos. No primeiro quadrimestre de 2023 já passaram pelo Brasil 2,6 milhões de turistas internacionais, que trouxeram para o país um montante de R$ 8,6 bilhões, segundo o presidente da Embratur, que exaltou o setor em seu discurso: “R$ 8,6 bilhões é para o dono do restaurante, é para o dono do hotel, é no táxi, é no churrasquinho da esquina, é na arte e na cultura. Então é renda, é emprego e é desenvolvimento, os números estão aqui”.
“O número recorde do Brasil é de 6,5 milhões de turistas em 2019. Isso é muito pouco, é muito pouco. Neste ano a gente supera esse número. A gente precisa ter uma crescente que coloque o turismo como principal motor de desenvolvimento econômico e social deste país. Esse é o empenho que a Embratur tem”, afirmou Freixo.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga