A previsão é de que 90% dos municípios recebam chuvas severas nos próximos dias
Com ventos de até 100 km/h, as tempestades que vem ocorrendo desde o final de setembro em Mato Grosso já derrubaram 576 postes de energia em todo o estado. Segundo a concessionária Energisa, durante os vendavais, algumas árvores tem sido arremessadas quase inteiras sobre a rede de energia, gerando desestabilização na região afetada.
Na noite da última quinta-feira (6), todas as cidades do sudoeste de Mato Grosso foram atingidas por tempestades, incluindo a Capital. Nas estradas, como na MT-175, motoristas fizeram imagens de árvores caídas nas vias, impedindo o tráfego em alguns trechos, além de colunas de poeira próximo a Campo Verde (a 142 km de Cuiabá).
De acordo com a gerência de operações da Energisa, os danos são maiores em regiões rurais no interior de Mato Grosso e a maior preocupação das equipes é com a ventania e os raios que vem junto com as tempestades. Nos próximos dias, há grande expectativa de que as chuvas continuem no estado. A previsão é de 90% dos municípios recebam precipitações severas.
Cuidados nos dias de chuva
Em momentos de fortes tempestades, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, em razão do alto risco de descarga elétrica bem como a queda da planta. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e outdoors nem usar aparelhos eletrônicos ligados a tomada.
A Energisa reitera o perigo de intervenção na rede afetada pela chuva. Ao deparar-se com um poste caído ou desalinhamento da rede, a concessionária pede a paciência do morador e que não tente resolver o problema sozinho, usando pedaços de ferro, por exemplo, uma vez que podem se ferir ou até mesmo morrer.