O fundador do Oath Keepers, Stewart Rhodes, foi condenado a 18 anos de prisão nesta quinta-feira (25), após uma condenação por conspiração sediciosa em conexão com o ataque de 6 de janeiro.
O fundador do Oath Keepers, Stewart Rhodes, foi condenado a 18 anos de prisão nesta quinta-feira (25), após uma condenação por conspiração sediciosa em conexão com o ataque de 6 de janeiro.
A sentença representa a pena de prisão mais longa atribuída a uma figura envolvida na invasão, após Rhodes ter sido considerado culpado de várias outras acusações em novembro passado, incluindo outras acusações criminais, como obstrução de um processo oficial.
O juiz Amit Mehta deu a sentença com palavras duras para Rhodes durante um discurso de vários minutos, castigando o líder por se referir a si mesmo como um prisioneiro político no início da audiência.
"Você não é um prisioneiro político, Sr. Rhodes", disse Mehta, acrescentando que ele representa "uma ameaça contínua e um perigo para este país".
Acrescentou que o que "não podemos ter é um grupo de cidadãos dispostos a pegar em armas para fomentar uma revolução. Foi isso que você fez.
"Agora todos nós prendemos nossas respirações coletivas toda vez que uma eleição se aproxima. Teremos outro 6 de janeiro? Isso ainda está para ser visto."
A sentença vem antes das de vários outros membros do Oath Keepers, programados para receber sua punição nas próximas duas semanas por seu papel no ataque. Vários do grupo foram considerados culpados de conspiração sediciosa, assim como membros de outro grupo de extrema-direita, os Proud Boys, que enfrentaram a acusação em outro julgamento.
Um advogado de Rhodes, que planeja apelar de sua condenação, disse que os promotores estão tentando injustamente fazer de Rhodes “a cara” de 6 de janeiro. O advogado Phillip Linder disse ao juiz que Rhodes poderia ter muitos mais Oath Keepers vindo ao Capitólio “ se ele realmente queria “interromper a certificação do voto do Colégio Eleitoral pelo Congresso”.