A maioria dos americanos apoia as políticas de Donald Trump, apesar da taxa de aprovação do presidente eleito estar em torno de 50%, de acordo com uma pesquisa do New York Times e Ipsos publicada no sábado.
A maioria dos americanos apoia as políticas de Donald Trump, apesar da taxa de aprovação do presidente eleito estar em torno de 50%, de acordo com uma pesquisa do New York Times e Ipsos publicada no sábado.
A pesquisa, que entrevistou 2.128 adultos de 2 a 10 de janeiro, indicou forte apoio a várias das principais prioridades políticas de Trump, como a redução da imigração ilegal e a implementação de medidas protecionistas contra importações chinesas.
Mais de dois terços dos entrevistados se opõem a oferecer ‘cuidados de afirmação de gênero’ para crianças, outro item importante da agenda de Trump. Cerca de 71% dos americanos acreditam que nenhum menor deve receber medicamentos bloqueadores de puberdade ou hormônios.
No mês passado, Trump prometeu acabar com a “loucura transgênero”, prometendo proibir cirurgias de mudança de sexo para menores e manter atletas trans fora dos esportes femininos. Quase quatro em cada cinco entrevistados concordam que atletas ‘designados como homens’ ao nascer, mas que fizeram a transição, não devem competir contra mulheres.
A grande maioria dos entrevistados (87%) apoia a deportação de imigrantes ilegais com antecedentes criminais, um dos pontos centrais da campanha de reeleição de Trump. Mais da metade dos entrevistados apoia fortemente ou de alguma forma a deportação de todos os imigrantes ilegais nos EUA, segundo a pesquisa.
Quase dois terços dos entrevistados – incluindo 54% dos hispânicos e 44% dos democratas – são a favor da deportação de migrantes indocumentados que entraram nos EUA durante os últimos quatro anos do governo do presidente Joe Biden. A administração Biden reverteu várias restrições de imigração estabelecidas por Trump durante seu primeiro mandato, contribuindo para um aumento na imigração ilegal.
O apoio às promessas de Trump de impor tarifas mais pesadas sobre importações chinesas e mexicanas está quase igualmente dividido, mas ligeiramente inclinado para a oposição. Aproximadamente 46% apoiam o aumento das tarifas sobre bens importados da China e do México, enquanto 50% se opõem a essas medidas.
A taxa de favorabilidade de Trump permanece um pouco abaixo de 50%, de acordo com dados publicados pelo site agregador de pesquisas FiveThirtyEight na sexta-feira.
Mais da metade dos americanos vê todo o sistema político dos EUA como quebrado, de acordo com a pesquisa do NYT/Ipsos. Cerca de 57% dos democratas e 63% dos republicanos acreditam que o sistema político está quebrado há décadas.