Os militares encontraram em uma caixa de isopor vários pedaços de pescado e uma porção de carne de jacaré.
Em ação na manhã deste sábado (3) a Polícia Militar prendeu 7 homens, com idades entre 21 e 46 anos, que praticavam pesca ilegal no Rio Culuene, em Paranatinga (373 km ao Sul). Com eles a polícia ainda encontrou 2 armas de fogo e um Hyundai Tucson produto de roubo.
De acordo com informações da PM, por volta das 10h05 uma equipe, juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), fazia o patrulhamento fluvial no rio quando encontrou um grupo de pescadores acampados à margem.
Dois deles, um de 37 anos e um de 46, se identificaram como pescadores amadores e disseram que lá também estavam acampadas mais 5 pessoas. Os militares encontraram em uma caixa de isopor vários pedaços de pescado e uma porção de carne de jacaré. Em continuidade da vistoria também foram encontradas vísceras e outras partes cortadas de um pato selvagem.
Os policiais questionaram se havia no acampamento alguma arma de fogo e os suspeitos negaram. A PM iniciou a vistoria nos veículos e o homem de 46 anos então fugiu pelo matagal. Uma parte da equipe de vistoria retornou à margem do rio, para localizar os outros ocupantes do acampamento.
Os demais suspeitos foram encontrados e a polícia continuou com a busca nos carros. Foi encontrada em um Hyundai Tucson uma espingarda desmontada, calibre .20mm, e 6 cartuchos intactos. Neste veículo também foi encontrado um talão de cheques no nome do suspeito que fugiu.
Em uma moita no acampamento a PM encontrou outra espingarda calibre .20mm e 5 munições, além de 5 facas, uma chaira e uma machadinha artesanal.
Os policiais então questionaram ao grupo sobre a propriedade das armas, mas todos negaram serem donos, afirmando que o proprietário era o homem de 46 anos que fugiu, sendo ele também o responsável por abater a ave silvestre (pato selvagem).
Todos foram encaminhados à delegacia e um suspeito de 37 anos revelou que o pescado foi capturado utilizando rede malha 10 de 15 metros de comprimento. Foram apreendidos 24,8 kg de peixes das espécies cachara, corvina, bicuda e abotoado.
A polícia ainda verificou que o Hyundai Tucson estava com placa alterada e era produto de um roubo registrado em Primavera do Leste. O veículo, as armas de fogo, as munições, as facas e as folhas de cheque foram entregues à delegacia de Paranatinga. Já o pescado foi doado a uma instituição de caridade.