Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) expressaram apoio à aprovação do novo ministro Cristiano Zanin, após o Senado aprovar a indicação feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio de 2021.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) expressaram apoio à aprovação do novo ministro Cristiano Zanin, após o Senado aprovar a indicação feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio de 2021. A data da posse ainda não foi definida, e o Ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a parabenizar Zanin pela aprovação.
“Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhara com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”.
“Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome. Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas.”.
“É com satisfação que recebi a aprovação pelo Senado da República, por larga margem de votos, do nome do indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, Dr. Cristiano Zanin, que com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza. Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil.”
“Parabenizo o ministro Cristiano Zanin por sua aprovação pelo Senado Federal e desejo muito sucesso no desempenho da magistratura no STF”.
"A indicação do Dr. Cristiano Zanin é gesto de deferência do Presidente da República com este Tribunal, assim como é, por parte do Senado Federal, a sua rápida aprovação. O Supremo Tribunal Federal volta a ter sua composição completa com um novo integrante para continuar honrando a missão democrática almejada pela Constituição cidadã. Ao novo Ministro os nossos cumprimentos".
"A aprovação de Cristiano Zanin no Senado revela que ele tem a competência necessária para integrar a Suprema Corte. Será recebido de braços abertos".
Zanin recebeu 58 votos favoráveis e 18 votos contrários durante a votação no plenário. O mínimo necessário para assumir a vaga no STF era de 41 de um total de 81 senadores. Caso seja escolhido pelo presidente da República, Zanin poderá assumir o cargo.