Conhecido como "Vinicinho", o rapaz teria realizado furtos fora da área permitida da facção criminosa
Executado a tiros dentro de casa na última segunda-feira (19), em Santa Cruz do Xingu (1.059 km de Cuiabá), o jovem Vinícius de Matos dos Santos seria ex-membro do Comando Vermelho e escapado de dois salves da facção criminosa. "Vinicinho" tinha 19 anos quando foi executado. As informações foram fornecidas ao Estadão Mato Grosso nesta quarta-feira (21) pelo delegado Gustavo Ataíde, que lidera a investigação da morte do rapaz.
De acordo com o delegado, ainda não é totalmente certo que o rapaz era membro do Comando Vermelho. Nas palavras do delegado, embora as informações venham de fontes seguras, a confirmação só poderá ser atestada com o fim das investigações, que devem ser finalizadas em aproximadamente 20 dias.
Ainda conforme o delegado, Vinicius era dependente químico e realizava vários furtos para manter o vício. Esses crimes teriam irritado o Comando Vermelho, devido à quantidade e a região afetada, que estaria fora do "território permitido".
"A investigação trabalha com três linhas, uma é que Vinicius tenha sido alvo da facção criminosa e as outras duas são confidenciais e não podem ser divulgadas", disse o delegado.
Ataíde ainda afirmou que "Vinicinho" era dependente químico desde a adolescência e chegou a ser internado em tratamento contra o vício, mas fugiu antes da conclusão.
O caso
Vinicius estava dentro de casa quando o assassino invadiu e o executou. O suspeito fugiu após executar o rapaz e até o momento não há informações que levem à sua identidade.
Vinicius foi levado com vida ao hospital, mas não resistiu.
O caso é investigado.