O ministro Kassio Nunes Marques destacou a eficiência da urna eletrônica durante sua participação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro Kassio Nunes Marques destacou a eficiência da urna eletrônica durante sua participação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema de votação eletrônica sempre foi alvo de críticas por parte do presidente Bolsonaro, inclusive sendo um elemento central na reunião com embaixadores que resultou na votação da maioria dos membros da Corte Eleitoral a favor da inelegibilidade do presidente. No entanto, Nunes Marques afirmou que tais críticas não possuem fundamentos. Segundo ele, o sistema eleitoral brasileiro é considerado o mais avançado do mundo.
“O voto eletrônico, que como sabemos vai muito além da urna eletrônica, é a experiência mais bem-sucedida e executada por todo o Judiciário brasileiro”, disse Nunes Marques.
“O sistema eletrônico de votação brasileiro não é apenas um sistema confiável de apuração de votos, mas a pedra angular de nossa democracia. A urna eletrônica, símbolo da nossa eleição desde 1996, representa marco importante da plena liberdade para o exercício do voto”, disse Nunes Marques.
“O voto eletrônico que, como sabemos, vai muito além da urna eletrônica, é a experiência mais bem sucedida executada por todo o Judiciário brasileiro. Ouso e me orgulho a dizer que no tocante a recepção, apuração e divulgação de votos, nosso sistema é o mais avançado do mundo”, acrescentou.