Geral EUA

EUA frustram tentativa do Irã de apreender petroleiros

A Marinha dos Estados Unidos informou que impediu as forças iranianas de apreenderem dois petroleiros perto do Estreito de Hormuz, sendo este o mais recente de uma série de incidentes em um dos principais corredores energéticos do mundo.

Por Comando da Notícia

05/07/2023 às 19:54:36 - Atualizado há

A Marinha dos Estados Unidos informou que impediu as forças iranianas de apreenderem dois petroleiros perto do Estreito de Hormuz, sendo este o mais recente de uma série de incidentes em um dos principais corredores energéticos do mundo.

O Comando Central das Forças Navais dos EUA afirmou na quarta-feira que o destróier de mísseis guiados USS McFaul afastou embarcações iranianas que tentavam interceptar dois petroleiros ao largo da costa de Omã, incluindo um incidente em que as forças iranianas supostamente abriram fogo contra um dos petroleiros.

“Em 5 de julho, as forças americanas impediram duas tentativas de apreensão de petroleiros comerciais pela Marinha iraniana depois que os iranianos abriram fogo em um dos incidentes perto da costa de Omã”, diz um comunicado da Marinha dos EUA. “Ambos os incidentes ocorreram em águas internacionais.”

Os encontros ocorreram em um momento de alta tensão entre os EUA e o Irã, que têm lutado para reviver um acordo nuclear que a administração Trump unilateralmente quebrou em 2015. Os EUA há muito tempo acusam o Irã de assediar e apreender navios comerciais no Estreito de Hormuz.

O Irã intensificou essas atividades nos últimos meses, apreendendo dois petroleiros em uma semana durante os meses de abril e maio.
Nas últimas tentativas, o primeiro incidente ocorreu por volta das 1h da manhã no horário local de quarta-feira (21h no horário de Brasília de terça-feira), quando forças iranianas se aproximaram do petroleiro TRF Moss, com bandeira das Ilhas Marshall. A embarcação iraniana deixou o local quando o USS McFaul chegou.

Cerca de três horas depois, a Marinha dos EUA afirmou ter recebido uma chamada de socorro de um petroleiro com bandeira das Bahamas, o Richmond Voyager, que havia sido ordenado por uma embarcação naval iraniana a parar.

À medida que o navio dos EUA se dirigia para a cena, as forças iranianas atiraram no Voyager com “rajadas longas de armas pequenas e armas de tripulação”, mas segundo a declaração da Marinha dos EUA, nenhum dano grave ou perda de vidas ocorreu. As forças iranianas deixaram o local quando o USS McFaul chegou.

A Marinha dos EUA disse que aumentou sua presença no Estreito de Hormuz desde maio, citando um aumento nos esforços iranianos para apreender embarcações comerciais. Os EUA afirmam que o Irã “atacou ou apreendeu” quase 20 dessas embarcações desde 2021.

“Permanecemos vigilantes e prontos para proteger os direitos de navegação nessas águas críticas”, disse o vice-almirante Brad Cooper dos EUA no comunicado.
O Irã, que os EUA impôs pesadas sanções após a administração Trump unilateralmente abandonar o acordo nuclear, não comentou o incidente.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo