A Força Aérea Brasileira anunciou, na sexta-feira, que está em andamento uma investigação para apurar o trágico incidente envolvendo a queda de um avião monomotor, na Serra do Mar paranaense, que resultou na morte de três ocupantes.
A Força Aérea Brasileira anunciou, na sexta-feira, que está em andamento uma investigação para apurar o trágico incidente envolvendo a queda de um avião monomotor, na Serra do Mar paranaense, que resultou na morte de três ocupantes. A aeronave desapareceu dos radares no início da semana e permaneceu desaparecida por cinco dias, até ser localizada por um helicóptero Black Hawk da FAB, por volta das 14h de sexta-feira.
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, após 65 horas de voo envolvendo buscas realizadas pelas aeronaves SC-105 Amazonas e H-60 Black Hawk, da FAB, a aeronave de matrícula PT-JZC, desaparecida na Serra do Mar (PR), desde a última segunda-feira (03/07), foi encontrada sem sobreviventes, nesta sexta-feira (07/07), às 14h01 (horário local), pela aeronave H-60, da FAB”, informou nota da FAB.
A apuração será conduzida pelos especialistas do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul. O SERIPA V é o órgão regional responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos e está subordinado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Essa equipe de profissionais altamente capacitados têm a importante missão de esclarecer as causas do acidente e contribuir para a prevenção de futuros incidentes aéreos.
Em suas redes sociais, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) lamentou a morte do piloto Jonas Julião e dos servidores estaduais Felipe Furquim de Oliveira e Heitor Genowei Junior, vítimas da queda da aeronave.
"Depois de cinco dias de intensa busca e muita esperança, é com imenso pesar que comunico que três corpos foram encontrados nesta tarde na Serra do Mar. Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão. Deixo toda a minha solidariedade às famílias nesse momento de intensa dor", disse o governador Ratinho Jr, pelas redes sociais.
Na última segunda-feira (2), o avião bimotor, modelo Piper Arrow PA-28R-200, decolou de Umuarama com destino a Paranaguá, mas desapareceu enquanto sobrevoava a Serra do Mar. O último sinal da aeronave foi emitido às 10h14, e a localização foi perdida entre os municípios de Guaratuba e Morretes.
Assim que o Cindacta (centro de controle de tráfego aéreo) acionou o Corpo de Bombeiros do Paraná, as buscas foram iniciadas imediatamente. A operação de resgate conta com a colaboração da FAB (Força Aérea Brasileira) e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), mobilizando cinco helicópteros e 50 pessoas em terra.