Um mutirão de reconhecimento de paternidade será lançado em Mato Grosso na próxima segunda-feira (1°) e deve atender moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Alta Floresta.
Os interessados em ter o exame de DNA gratuito devem procurar o Núcleo da Defensoria Pública das cidades onde a campanha acontecerá, entre os dias 1° e dia 4 de agosto, das 12h às 18h, para realizar o cadastro. É necessário apresentar RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional (para maiores e responsáveis), Certidão de Nascimento, Declaração de Nascido Vivo (DNV), em caso de recém-nascidos e RG de menores.
A coleta do material genético será realizada nos Núcleo da Defensoria das 11 cidades, nos dias 7 e 8 de agosto, das 9h às 15h. O material será coletado por uma empresa e enviado para análise laboratorial em Brasília.
Segundo dados da Central de Informações do Registro Civil, mais de 21 mil crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2016 e 13 de julho de 2023, em Mato Grosso, não possuem o nome do pai na certidão de nascimento. No Brasil, cerca de 1,1 milhão de crianças não têm o nome do pai em suas certidões.
A iniciativa "Meu Pai Tem Nome" foi promovida, pela primeira vez, em todo o Brasil, em março de 2022. O objetivo é a inclusão e dignidade por meio da garantia do direito fundamental de reconhecimento da paternidade.
Segundo a Defensoria, os resultados serão entregues no "Dia D", 19 de agosto, no prédio da Defensoria, onde a ação será feita. Além de pegar o resultado, a mãe já poderá incluir o nome do pai, caso seja positivo e sair do local com uma nova certidão.