O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira (17) que seja criada uma legislação para dar “qualidade de vida” aos ex-presidentes da República.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira (17) que seja criada uma legislação para dar “qualidade de vida” aos ex-presidentes da República. Lira lembrou que Michel Temer (MDB), Dilma Rousseff (PT) e o próprio presidente Lula (PT) também tiveram problemas com a Justiça quando deixaram os cargos e disse que é preciso dar “tratamento adequado” à instituição Presidência da República. Declaração ocorreu durante inauguração da nova sede do Progressistas em São Paulo, nesta quinta-feira (17).
Lira afirmou que a legislação deve garantir direitos como segurança, saúde e transporte aos ex-presidentes. Ele também defendeu que a legislação seja ampla, para abranger todos os ex-presidentes, independentemente de partido ou ideologia.
“Eu acho que o Brasil, de uma maneira geral, tem que cuidar melhor de seus ex-presidentes. Nós tivemos problemas com o ex-presidente (Michel) Temer, com o presidente Lula, com a ex-presidente Dilma, com o ex-presidente Bolsonaro, a gente tem que ter uma legislação que não proteja nada de errado, mas que dê uma certa qualidade de vida para qualquer ex-presidente quando deixa a Presidência da República, é assim nos países mais civilizados. Nós esperamos, sim, que ao final tudo tenha seus esclarecimentos, e por certo ao final esses esclarecimentos virão”, disse Lira.
“Não estou falando de anistia, estou falando que todos os ex-presidentes tiveram problema. Quantos impeachments já tivemos? São todos os problemas, diferentes agora, ontem não. A gente tem que ter de uma maneira ampla mais cuidado, não tem que se passar por cima de nada errado, estou dizendo que a figura dos ex-presidente como instituição precisa ter um tratamento melhor pelo Brasil”, acrescentou o presidente da Câmara.