Um alarme falso de sequestro em um voo da Azul causou o fechamento temporário do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na noite desta sexta-feira (25).
Um alarme falso de sequestro em um voo da Azul causou o fechamento temporário do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na noite desta sexta-feira (25). As operações no terminal paulistano foram suspensas por uma hora, entre 20h49 e 21h49, afetando mais de 20 voos.
O voo em questão, da Azul, partiu de Recife com destino a São Paulo. A Polícia Federal (PF) informou que recebeu um “alerta de apoderamento ilícito de aeronave” às 20h52.
Após a confirmação de que o alarme era falso, as operações em Congonhas foram retomadas. A Azul informou que todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança.
Segundo a PF, a aeronave pousou no Aeroporto de Congonhas e foi encaminhada para uma pista auxiliar, onde ficou aguardando por orientações. Um grupo de gerenciamento de crise foi acionado. O avião passou por uma inspeção antes de o desembarque ser autorizado.
A Azul informou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos pela companhia, instituições e autoridades. Após a confirmação da normalidade no voo, passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança.
Segundo a Infraero, o aeroporto ficou fechado entre 20h49 e 21h49. De acordo com o painel da Infraero, desde o fechamento, 24 voos tiveram alterações, como cancelamentos e atrasos.
Conforme o painel da Infraero, dois voos que pousariam em Congonhas foram alternados para outros aeroportos. Outros 13 tiveram o pouso cancelado.
Além disso, sete decolagens foram canceladas, enquanto duas sofreram atraso.
Infraero confirma que alarme foi enviado de forma equivocada pela tripulação
A Infraero confirmou que o alarme falso de sequestro foi enviado de forma equivocada pela tripulação da aeronave. De acordo com a empresa, a torre de controle do aeroporto recebeu mensagem equivocada da cabine da aeronave, com código que trata de apoderamento ilícito.
Diante dessa situação, após o pouso, a aeronave foi direcionada para posição de intervenção, conforme protocolo estabelecido no Programa de Segurança, e as operações foram suspensas.
Em seguida, a Polícia Federal iniciou os procedimentos de segurança e constatou que não se tratava de apoderamento ilícito. Ou seja, apenas o código foi enviado de forma equivocada.
As operações foram retomadas às 21h49.
Azul lamenta transtornos causados aos passageiros
A Azul lamentou os transtornos causados aos passageiros e tripulantes do voo AD 4277, que saiu de Recife com destino ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo. A companhia informou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos e que a aeronave foi liberada após a confirmação da normalidade.
Latam informa que precisou alternar alguns pousos e cancelar voos
A Latam informou que precisou alternar alguns pousos e cancelar voos por suspensão temporária de todas as operações no Aeroporto de Congonhas (São Paulo) na noite desta sexta-feira (25/8). Apesar do fato totalmente alheio ao seu controle, a Latam está oferecendo toda a assistência necessária aos seus clientes afetados por estas alterações.