Geral Células cancerígenas

Células cancerígenas agressivas são transformadas em células saudáveis em avanço médico

Um estudo publicado na revista Nature Medicine mostrou que cientistas induziram com sucesso células do rabdomiossarcoma, um tipo de câncer infantil agressivo, a se diferenciarem em células musculares normais.

Por Comando da Notícia

01/09/2023 às 23:42:24 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Um estudo publicado na revista Nature Medicine mostrou que cientistas induziram com sucesso células do rabdomiossarcoma, um tipo de câncer infantil agressivo, a se diferenciarem em células musculares normais.

As células do rabdomiossarcoma são geneticamente alteradas e começam a se multiplicar e se espalhar pelo corpo. A terapia de diferenciação é um tipo de tratamento promissor que visa reverter essas alterações genéticas e fazer com que as células do câncer se diferenciem em células maduras normais.

No estudo, os cientistas usaram uma técnica chamada triagem genética para identificar genes que poderiam ser usados para induzir a diferenciação das células do rabdomiossarcoma. Eles descobriram que uma proteína chamada fator de transcrição nuclear Y (NF-Y) era essencial para a diferenciação das células do rabdomiossarcoma.

Quando os cientistas removeram o NF-Y das células do rabdomiossarcoma, as células começaram a se diferenciar em células musculares normais. As células diferenciadas não mostraram sinais de atividade cancerígena.

Os cientistas dizem que este estudo é um passo importante no desenvolvimento de uma terapia de diferenciação eficaz para o rabdomiossarcoma. Eles também acreditam que sua técnica pode ser aplicável a outros tipos de câncer.

Outros pontos importantes:

  • O rabdomiossarcoma é o terceiro tipo de câncer mais comum em crianças e adolescentes.
  • As taxas de sobrevivência para o rabdomiossarcoma variam de 50 a 70%, dependendo do estágio da doença.
  • A terapia de diferenciação é um tipo de tratamento promissor, mas ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento.

A pesquisa foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences .

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo