O baixista da banda Ultraje a Rigor, Mingau, segue em estado grave após ser baleado na cabeça no último sábado (2), na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.
O baixista da banda Ultraje a Rigor, Mingau, segue em estado grave após ser baleado na cabeça no último sábado (2), na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. O músico foi transferido para o Hospital São Luiz do Itaim, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia para retirar o projétil.
Segundo o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (6), Mingau está sedado e em coma induzido. Ele está recebendo fisioterapia motora e respiratória para evitar o agravamento do quadro.
“O paciente segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, em estado grave. O paciente está sedado, sob ventilação mecânica, e será submetido a novos exames para reavaliação do quadro clínico, sob os cuidados do neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira”, diz o boletim médico.
A área do cérebro que foi atingida é responsável pelas funções motoras, de linguagem e de visão. Ainda não há previsão de quando o músico será retirado da sedação.
A Polícia Civil de Paraty identificou três novos suspeitos de envolvimento no crime. Eles integram uma facção que comanda o tráfico de drogas na região. O primeiro suspeito, João Victor, de 29 anos, foi preso preventivamente no último domingo (3).
Na terça-feira (5), a equipe médica responsável pelo caso disse que, neste momento, a luta é pela vida do músico. Ainda não se sabe se essa será a única cirurgia realizada, e os próximos passos dependem da reação do paciente.
O projétil que atingiu Mingau penetrou na região frontal esquerda do cérebro e se perdeu no ambiente onde houve o disparo. A região atingida é responsável pela visão e pela função motora.
Segundo os médicos, ainda é difícil de estabelecer prognóstico sobre eventuais sequelas. Por enquanto, o resultado da cirurgia é considerado satisfatório.
O tratamento de Mingau no hospital consiste em três fases: a fase aguda, a fase de diminuição da pressão intracraniana e a fase pós-pressão, que é de vigilância.
No momento, o paciente encontra-se na fase 2, ainda considerada grave. Até o quarto dia do pós-cirurgia é considerado um momento crítico. É pouco provável que se tire a sedação antes desse tempo.
Além disso, o coma induzido acontece para controle da pressão intracraniano e também de outros órgãos. Segundo os médicos, o paciente está no pico do inchaço e precisa superar essa etapa antes da próxima. Eventuais condições que poderiam levar a uma nova cirurgia seriam, por exemplo, o surgimento de coágulos.
Mingau, de 56 anos, é um dos fundadores da banda Ultraje a Rigor, que fez sucesso nos anos 80 com hits como “Inútil” e “Eu Não Sou Cachorro, Não”. Ele também tocou nas bandas Rats do Porão e Inocentes.