Nove pessoas foram presas e um adolescente apreendido pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (15.
Nove pessoas foram presas e um adolescente apreendido pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (15.09), em Cuiabá, durante a Operação "Crime Office". Esta operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes para cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar por golpes pela internet.
As dez pessoas foram surpreendidas no endereço alvo da ordem judicial, no Residencial Lagoa Azul, local conhecido como "escritório do crime", por ser usado para a prática de golpes virtuais.
Os suspeitos, exceto o adolescente, foram autuados em flagrante por associação criminosa com participação de adolescente, estelionato eletrônico ou cibernético e corrupção de menores.
A investigação começou após denúncia sobre um imóvel utilizado por indivíduos para cometer crimes de estelionato eletrônico, especialmente mediante utilização de plataformas digitais e redes sociais utilizadas em anúncios de veículos.
Conforme foi apurado pela Delegacia Especializada de Estelionato, o grupo criminoso agia na modalidade chamada de "golpe do falso intermediário".
Na residência, os policiais flagraram os suspeitos fazendo contato com duas vítimas, uma por chamada telefônica e outra via celular.
Na ordem judicial constava autorização de acesso imediato ao conteúdo dos aparelhos telefônicos apreendidos, o que facilitou a identificação de várias das vítimas.
Uma das vítimas era do Paraná e anunciava a venda um caminhão. A consumação do crime não foi possível devido à atuação da equipe da Polícia Civil. A vítima também foi ouvida de forma remota durante a ação policial.
Todos os envolvidos foram conduzidos e interrogados pelo delegado Marcelo Torhacs e alguns admitiram a prática dos crimes. Os conteúdos verificados nos celulares confirmaram as confissões.
O delegado Marcelo Torhacs representou pela conversão da prisão preventiva dos indivíduos com antecedentes e cuja prova está mais evidenciada, além da imposição de outras medidas cautelares, diversas da prisão, aos demais.
Fonte: Governo MT – MT