O Brasil será atingido nos próximos dias por uma onda de calor excepcional.
O Brasil será atingido nos próximos dias por uma onda de calor excepcional. As marcas são esperadas entre esta semana e a próxima. As máximas podem ser entre 40ºC e 45º C. A informação é do MetSul Meteorologia.
De acordo com o portal, “as marcas vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos”.
Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias, trazendo temperaturas atipicamente elevadas para o mês de setembro. O fenômeno deve afetar vários estados, com marcas próximas ou acima de 40ºC em várias cidades.
No Centro-Oeste e no Sudeste, o calor já é intenso neste começo de semana. Na segunda metade da semana, a massa de ar se intensificará ainda mais, com temperaturas que podem chegar a 43ºC a 45ºC no centro do domo de calor, localizado entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
No Norte, em Goiás, no Sudeste e em alguns estados do Nordeste, as temperaturas também devem ficar muito altas, com marcas próximas ou acima de 40ºC. No Rio de Janeiro, algumas estações podem superar os 40ºC no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores aos 40ºC.
O pico da onda de calor deve ocorrer entre o final desta semana e o começo da semana que vem. Modelos numéricos indicam que a temperatura no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1.500 metros de altitude) pode ficar perto de 30ºC no Centro-Oeste do Brasil.
A maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020. Recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem ser quebrados durante esta onda de calor extremo.
A cidade de São Paulo é um dos locais em que a temperatura pode testar ou bater recordes de temperatura. Serão muitos dias de calor intenso a extremo no estado de São Paulo. Em alguns, a temperatura ficará perto ou acima de 40ºC no interior e na capital há chance de marcas tão altas quanto 37ºC a 39ºC.
O dia mais quente já registrado na cidade de São Paulo em setembro desde o começo dos dados em 1943 na estação do Mirante de Santana foi de 37,1ºC, em 30 de setembro de 2020. Trata-se da segunda maior máxima da série histórica, só atrás dos 37,8 ºC de 17 de outubro de 2014.