Não, o pico da onda de calor que atinge a maior parte do Brasil ainda não chegou. As temperaturas vão aumentar nos próximos dias, e os meteorologistas têm a expectativa de que o inÃcio da primavera, no sábado (23/9), será o dia mais quente.
Os moradores de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul podem esperar o termômetro atingir marcas acima dos 40°C. A temperatura também pode ser atingida em Tocantins, no interior do Maranhão e do PiauÃ, no oeste da Bahia e de Minas Gerais, no norte do estado de São Paulo e na parte noroeste do Paraná
A previsão para o final de semana em Barra do Garças é a seguinte: de quinta a sábado, a temperatura máxima é de 40°C, com mÃnima de 23°C. Já no domingo e segunda-feira, pode atingir a máxima de 42°C e mÃnima de 23°C.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Oficialmente, a primavera tem inÃcio às 3h50 do sábado (horário de BrasÃlia). E a estação já começa com esse calor excepcional, estranho para o perÃodo e mesmo para padrões brasileiros.
O estado mais quente será Mato Grosso, mas todo o Centro-Oeste deve sofrer com os termômetros nas alturas, e também com a baixa umidade do ar, que afeta também Sudeste, interior do Nordeste, Tocantins e Paraná.
Há chances de pancadas de chuva na zona da mata e agreste do Nordeste, assim como em toda a Região Norte (menos Tocantins). Infelizmente, o Rio Grande do Sul continua recebendo tempestades.
Alerta vermelho na onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para nove estados em razão da onda de calor que começou na última segunda-feira (17/9). A situação deve permanecer durante toda a semana.
O alerta vermelho significa "grande perigo" por causa do calor extremo. As temperaturas podem ficar 5 °C acima da média para o mês nas seguintes localidades: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Segundo o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.